Kika Cardoso: "Ganhar o 'Factor X' seria the best!"
Kika Cardoso destacou-se nas audições de Factor X com The Best, de Tina Turner, e já conquistou o lugar de finalista na categoria de Adultos, do mentor Paulo Junqueiro. A dona do vozeirão nasceu em Maputo, Moçambique, e veio para Portugal com os pais, Horácio e Rossana, com apenas cinco anos. Nessa altura já gostava de cantar. "Vem de família. A minha mãe diz que em África cantavam, dançavam e ela até tocava batuque. As minhas irmãs, Carla (18 anos) e Vanessa (18), também cantam", revela à Notícias TV.
A finalista do talent show da SIC começou cedo "a cantar em bares e casinos". Mas como o dinheiro da música "não chegava para sobreviver" tinha outro trabalho. "Cuidei de idosos, alguns deles com problemas de saúde", revela. Nos últimos seis meses voltou, no entanto, a apostar na carreira de cantora com a banda Spice Cake, tendo-se apresentado por todo o país. "Atuamos em muitos eventos, mas também em festas de casamentos, batizados e aniversários", refere.
O Factor X é a primeira experiência de Kika Cardoso num programa de caça-talentos. Já o queria ter feito antes, mas a maternidade "adiou o sonho" de se revelar ao grande público. "Sou mãe de duas crianças, a Susana, de seis anos, e o Gabriel, de cinco. Enquanto foram pequeninos estive dedicada a eles, agora estão mais crescidos e chegou o momento de apostar mais na minha carreira."
Separada, vive com os filhos e a mãe, numa casa alugada em Sacavém. Se ganhar o programa, o prémio em dinheiro de 100 mil euros já tem destino. "Será para comprar um casa, o que nunca tive, para viver com os meus filhos e a minha mãe", diz. Além do dinheiro, Kika Cardoso terá ainda direito a mais dois prémios, um carro e um contrato com a Sony Music para a gravação de um CD. "Ganhar o Factor X seria the best", confessa a jovem, brincando com o tema da cantora com quem é comparada. "É um orgulho, mas também aumenta a minha responsabilidade." Além de Tina Turner, também "Aretha Franklin, Whitney Houston e Bon Jovi" a inspiram.
As galas de Factor X arrancam a 2 de novembro e espera muita competição no palco da SIC. "Vou lutar pelo meu sonho. Para isso, prometo estar a cem por cento para poder dar o meu melhor e ficar em primeiro lugar." Até agora, já conquistou algumas vitórias, como estar entre os finalistas da categoria de Adultos e ter Paulo Junqueiro como mentor. "Não desfazendo da Sónia Tavares, do Miguel Guedes e do Paulo Ventura, deu-me um gozo pessoal em ficar com o Paulo Junqueiro porque identifico-me mais com ele."
Kika Cardoso ocupa os tempos livres a "desenhar" e a "escrever poesia", além de brincar com os filhos. "A Susana agora diz que quer ser cantora", conta, orgulhosa, acrescentado a rir-se:"Ficarei muito contente se daqui a alguns anos ela participar no Factor X." Quanto ao pequeno Gabriel, revela que também ele herdou os dotes para a música. "Gosta de cantar, além de dançar. Tal como eu, adora desenhar e, como qualquer rapaz, tem paixão pelo futebol."